sexta-feira, 4 de junho de 2010

Descansando na Providência de Deus

Por Fernando Guarany Jr Em 19/12/2008 11:47


Ao nos aproximarmos do término de mais um ano é comum fazermos um apanhado do que ocorreu nos últimos meses. Momentos doces e momentos amargos foram ingredientes presentes em mais um ano de minha vida. Certamente, para algumas pessoas, 2008 foi um ano doce, para outras amargo como fel. Para um casal de amigos foi o ano em que descobriram que o Senhor os havia abençoado grandemente: a esposa carrega um bebê em seu ventre. Para outras pessoas, pode ter sido neste ano em que perderam o pai ou a mãe, um irmão ou irmã, amigos, o emprego, a saúde. Seja como for, há uma certeza em tudo isso: Deus não está ausente ou inerte. Ao contrário, Ele conduz todos os detalhes de todos os acontecimentos em Sua providência para Sua glória. Esta é uma verdade que, quando abraçada pelo crente, glorifica a Deus grandemente e lhe infunde inenarrável paz.

John Piper oferece um exemplo contundente desta verdade em uma ministração sobre como Deus é glorificado quando, em meio a momentos terrivelmente amargos de nossa vida, declaramos que Ele é o nosso único tesouro e nossa esperança:

“Vou dizer o que glorifica Jesus. É quando você bate seu carro e sua filhinha voa através do pára-brisas… e cai morta na rua…e você diz, em meio a mais profunda dor possível:


"Deus me é suficiente. Ele é bom. Ele cuidará de nós. Ele irá nos satisfazer, Ele nos fará passar por isso. Ele é nosso TESOURO. A quem tenho eu no céu além de Ti? E na terra, não há nada que eu deseje mais que a Ti. Minha carne e meu coração e minha filhinha desfalecem, mas Tu és a força do meu coração, e a minha porção para sempre.”


Isso sim glorifica Deus. Como Deus. Não como alguém que dá carros, segurança ou saúde.”

Sinceramente, oro que o Senhor não deseje – como fez com Jó – me fazer passar pela experiência de perder meus filhos e esposa de maneira tão violenta. Contudo, suplico a Ele que, se assim for a Sua vontade, me capacite a glorificá-Lo como o Deus bom que Ele é.

William Cowper, poeta cristão inglês que lutou contra depressão e melancolia durante toda a sua vida, escreveu um lindo poema exaltando a sabedoria de Deus em Sua providência [God moves in a mysterious way – Deus age de forma misteriosa]. É difícil transportar a beleza do texto original para português, contudo tentei traduzir o sentimento de um dos versos com os quais me identifico muito:

“Ao Senhor não julgue com débil ciência
Confie em Sua graça, porém
Pois, por trás de uma carrancuda providência
Sua face sorridente vem.”

Servimos a um Deus soberano. Um Deus que determinou antes da fundação do mundo que Seu Filho unigênito nasceria em uma manjedoura em Belém, seria moído por nossas transgressões e redimiria o Seu povo, glorificando o Seu próprio nome.

Que o Senhor Jesus seja glorificado em sua vida: na abundância ou na carência, na alegria ou na dor, na saúde ou na enfermidade, ‘porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos.’

Coram Deo,

Fernando Guarany Jr
EvangelismoBiblico.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por Deixar Seu Comentário