quarta-feira, 31 de março de 2010



CRISTO SOFREU E MORREU PARA NOS LIBERTAR DOS MALES DO MUNDO ATUAL
Uma meditação sobre Gálatas 1:4



(Cristo), o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau.

Até morrermos, ou até Cristo retornar para estabelecer seu reino, viveremos neste “presente século mau”. Portanto, quando a Bíblia declara que Cristo deu a si mesmo para “nos livrar do presente século mau”, isso não significa que ele nos tirará do mundo, mas que nos libertará do poder do mal aqui mesmo. Jesus orou por nós da seguinte forma:”Não peço que os tire do mundo, e sim que os guarde do mal” (Jo 17:15)

A razão pela qual Jesus orou pela libertação do “mal” é que este presente sáculo é a era que Satanás recebeu liberdade para enganar e destruir. A Bíblia afirma: “O mundo inteiro jaz no Maligno”(1Jo 5:19). Esse “maligno” é chamado de “o deus deste mundo”, e sua tática principal é cegar as pessoas em relação à verdade: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo” (2Co 4:4)

Até que despertemos para nossa sombria condição espiritual, viveremos em sintonia com o “presente século mau” e o príncipe deste mundo: “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Ef 2:2). Sem que soubéssemos, éramos escravos do Diabo. O que pensávamos ser liberdade era escravidão. A Bíblia se dirige diretamente ao século XXI, com seus modismos, prazeres e inclinações quando diz: “prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor” (2Pe 2:19).

O ressonante clamor por liberdade na Bíblia é: “E não vos conformeis co este século , mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rm 12:2). Em outras palavras, seja livre, não se deixe enganar pelos gurus desta era, pois eles estão aqui hoje, e amanhã desaparecerão. Um modismo escravizador segue outro. Daqui a trinta anos, as tatuagens de hoje não serão marcas de liberdade, mas indeléveis lembranças do conformismo.


A sabedoria desta era é tola em relação à eternidade. “Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus” (1 Co 3:18,19). “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem” (1Co 1:18). Qual é, então, a sabedoria de Deus nesta era? É a grande morte libertadora de Jesus Cristo. Os primeiros seguidores de Jesus proclamaram: “Nós pregamos a Cristo crucificado[...] poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Co 1: 23, 24).

Quando Cristo foi para cruz, libertou milhões de cativos. Ele desmascarou a fraude do diabo e quebrou seu poder. Foi isso o que Cristo quis dizer na véspera de sua crucificação, quando afirmou: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (Jo 12:31). Não siga um inimigo derrotado. Siga Cristo. É penoso, você será um peregrino nesta era, mas será livre.

Tudo passará muito rápido: “Para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos, como um dia” (2Pe 3: 8). A vida é como a neblina. Até mesmo dois mil anos de vida são uma neblina com Deus. “Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar” (Sl 103: 15,16).

Apenas uma vida, tudo em breve terá passado, e somente o que foi feito para Cristo permanecerá. Que tragédia quando deixamos de ver que Cristo, por sua morte e ressurreição, nos livrou deste presente século mau, de tudo o que poderíamos olhar para trás e dizer: tempo perdido!

Portanto, apegue-se ao evangelho de Cristo. Somente isso transportará você da neblina de sua vida terrena para a vida eterna. “Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos evangeliza” (1Pe 1: 24, 25).


Volta logo, Senhor Jesus! Enquanto o Senhor não vem , livra-nos do pecado deste mundo. Faze com que nossa curta vida possa contar para glória do teu Nome e o engrandecimento do Pai. Fixa nossa compaixão por todos os que sofrem, especialmente por aqueles que correm em direção à miséria eterna por causa da incredulidade. Assim, liberta nossos lábios, nossas mãos e nossos recursos enquanto temos fôlego de vida, e faze-nos as pessoas mais radicalmente amorosas da Terra, para alegria de todos os povos e para louvor do teu nome. Amém



Extraído do livro: A Vida é Como a Neblina / meditações para revigorar a fé, de John Piper

Copyright: © Editora Mundo Cristão 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por Deixar Seu Comentário